Impressora HP 3845 não liga.

O problema era o seguinte, uma impressora HP Deskjet 3845, com quatro anos de uso sem qualquer problema,  de uma hora pra outra parou de funcionar.


Após pesquisar na internet, descobri que a provável causa do problema seria um diodo em curto.
Localização do diodo na placa.

Este é o famigerado diodo SS16, o carrasco das impressoras HP.

Caso queira comprar diodos SS 16 pela internet, CLIQUE AQUI!

Removi o maldito da placa com um ferro de solda e o testei no multímetro. Realmente estava em curto.
Dada a raridade de encontrar o SS16 no mercado, fui à caça de um substituto. Nos fóruns da internet achei os 1N5819 e o 1N4936. Só encontrei o primeiro.

1N5819, o substituto.

Como se vê, ele não parece fisicamente em nada com o SS16 (que é SMD). O jeito foi cortar e dobrar as pernas do 1N5819 para que ele pudesse ser soldado como se fosse SMD.

5 comentários:

  1. Olá amigo
    Li seu post sobre o conserto do diodo da hp3845, achei totalmente ótimo. Então minha parou a um bom tempo do nada, e estou achando que pode ser isso tbm, tentei desmontar e não consegui, ela é danada para chagar na placa, queria perguntar para ti, vc se lembra se é necessário retirar todos os parafusos que aparecem em cima (tipo retirar todo sistema) ?

    obrigado

    ResponderExcluir
  2. Olá. Infelizmente não lembro dos detalhes da desmontagem. Uma sugestão, é ir fotografando/filmando os passos do desmonte, assim facilita a remontagem.

    ResponderExcluir
  3. Como eu faço para testar esse diodo em meu multímetro? Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Valeu pela dica, a minha voltou a funciona.

    ResponderExcluir
  5. parabéns pelo tutorial cara pesquisei muito e quando estava quase desistindo achei esse seu blog, agora vou tentar comprar os componentes aqui numa eletrônica perto de casa que só tem os componentes que a gente não precisa e qualquer coisa eu posto o resultado aqui

    ResponderExcluir